Páginas

domingo, 27 de março de 2011

Bulimia intelectual

Depois de vencida uma etapa, passamos instantaneamente a outra. Nova fase, novos desafios, novos métodos para superá-los e velho eu. A Universidade é, sem duvidas, o momento que melhor ilustra esses fatos em nossa vida. Devido a uma cultura no segundo grau chegamos ao terceiro achando que o conhecimento será passado para nós em uma sonda, uma sonda intelectual.  Pensemos em conhecimento com um alimento para nosso intelecto, no segundo grau os educadores de modo geral passam esse alimento com todas as dificuldades metabólicas amenizadas, ou seja, numa sonda, mas já na etapa seguinte não é bem assim
Na Universidade o que acontece é que a refeição é apenas elaborada por especialistas, mas você é quem caça, você é quem prepara, você é quem mastiga e a digestão é toda sua. Em oposição temos a apologia a (des)integradora vida social, que constitui basicamente em ser participativo em práticas geralmente deploráveis e completamente desinteressantes a aqueles que pretendem alcançar o conhecimento ao menos aceitável. Juntando essas práticas opositoras chegamos a um resultado no mínimo interessante: A Bulimia Intelectual.
A Bulimia intelectual se fundamenta no fato de assim que conseguimos o almejado conhecimento com medo de não nos tornarmos aceitos pelos demais por sermos exacerbadamente esforçados, portanto superiores, acabamos que “vomitando” voluntariamente o conhecimento adquirido e assim nos inferiorizando por um valor que de nada acrescenta em nossa verdadeira formação social. Digo verdadeira pois não estou falando da formação social conhecida, aquela das socialites, e sim da formação social que consiste em estudo , trabalho e consequentemente dignidade.Traduzindo, por que vomitar???? Sisplesmente para não parecer nerd ou CDF e outras denominações para seres que são detentores de uma grande parte da superioridade, a teórica. Um não-nerd certamente falará “De que adianta saber na teoria se não sabe na prática?” Eu digo: Se enxerguem,  já é o bastante saber  na teoria quando apenas se pode comparar com quem nem isso sabem.    
Até quando nossa sociedade vai se vir a mercê dessas deploráveis práticas, até quando regras sociais ridículas serão impostas por essa força extraordinária (principalmente no sentido etimológico), a  força social.

3 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse termo, mas achei interessante a ideia. É sempre algo a se pensar.

    http://papel40kg.blogspot.com/
    :D

    ResponderExcluir
  2. parabéns ótimo texto o pior de tudo é que qnd entramos na universidade descobrimos q td q conseguimos absorver nessa 'digestao de conhecimentos' estava errado e vc tem q começar de novo ;D

    ResponderExcluir