Páginas

sábado, 15 de janeiro de 2011

A Receita de um Homem

  O que você acha que concretiza a humanidade em um ser humano?
Em termos práticos, temos na nossa deformada rede de vivência uma corrente a qual eu chamo de "Fortismo", onde a partir de uma célebre frase de Darwin criaram uma afirmação imumda de que apenas "Os mais fortes sobrevivem". Eu não quero discutir aqui a validade dessa afirmação, até porque por um misto de covardia e medo nunca confrontaria Darwin, mas quero dizer que logo após falar isso ele disse "Essa é a lei da natureza".
   Os "Fortistas" tomaram a primeira frase como verdade absoluta e realmente pensam que apenas o fortes são humanos o sufuiciente para existir. O grande problema é que o fator humano não está compreendido dentro da natureza. Num primeiro momento isso é impactante mas ao longo do texto explicarei melhor por que ser humano não é natural.
   Temos também o "Tamanhismo" que diz que se você não for maior de idade ou grande o suficiente você não é  humano você é apenas uma criança, perceberam a antítese? Isso mesmo, o "tamanhismo" não acredita que crianças são seres humanos.
    E por último temos o conhecido Capitalismo, lembre-se estamos tratando apenas do fator humanidade dentro do capitalismo. Esse sistema afirma que os huamanos são classificados pelo número de bens que possui. Portanto miseráveis não são tratados como humanos e ricos devem ser tratados como sobre-humanos.
   Mas agora é o momento da reflexão verdadeira, isso foi só uma dose diária de embasamento teórico.
    Iluminismo e Renascensa, dois momentos hitóricos onde o fator humano foi consumado. O fato de sermos seres HUMANOS indica que nós temos o dom do RACIONALISMO.
    Somos criaturas racionais, isso nos difere de todas as outras criaturas. Racionalismo é a capacidade de pensar, criticar as escolhas a se fazer baseando do seu conhecimento social e mantendo sempre o interesse coletivo (commonwealth). Isso é certamente o que faz um ser humano, ou melhor o racionalismo é o fator que adiciona o verbete "humano" aos seres.
   Nos momentos históricos já citados houve uma concreta luta pelo racionalismo que hoje em dia tem sido renegada por algumas pessoas hoje temos seres que são visivelmente humanos acabam por não ser humanos realmente. Resumindo, tem gente que não pensa!!!!!!!!!
   Há pessoas que não possuem o dom do Racionalismo e acabam achando que são Seres Humanos. O RACIOCÍNIO é simples é só lembrarmos de Decarte, "Penso, logo existo", então se você não pensa  just não existe, ou melhor, não é humano. 
   E aí nos deparamos um outro problema (afffs!!) homens racionais são tidos como frios e calculistas e comparados a robôs, e por isso os pensantes vêm diminuindo progressivamente. Esse pensamento é concebido errôneamente, pois são esses tidos como frios e calculistas são os verdadeiros humanos, são eles os Homens de verdade. Homens de verdade não se deixam levar por hormônios e nem por nada que esteja além de seu controle, a sua capacidade de raciocínio está além de qualquer fator biológico, cultural, emocional.
A receita de um homem se baseia no quanto ele pensa.

Um apelo do seu cérebro: Use-o sem moderação

Nenhum comentário:

Postar um comentário