Páginas

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Neo-Platonismo

   Não tenho certeza, mas acho que nem todos célebres intelectuais tinham Ensino Superior. Na minha plena arrogância irei lançar uma nova teoria, uma teoria política no sentido real da palavra política.
  Como o título já sugere quero fazer uma releitura dos conceitos de Platão, para isso precisamos ter o mínimo de conhecimento sobre o mesmo. Platão dizia que o mundo que vivemos, que ele chamava de mundo sensível, era reflexo de um mundo perfeito e idealizado, que ele denominou como mundo inteligível, e mais tarde já na Idade Média esse conceito foi adotado pelos padres que adicionaram Deus ao mundo inteligível e mudou a parte de sermos reflexos, colocaram como se todo ser humano devesse objetivar o mundo inteligível o que agora é chamado de Céus.
  Que tal trazer essa linda teoria mais perto  (já começando a minha releitura), os métodos corruptos de aquisição de poder elevaram nossos políticos (sem nosso conhecimento) a quase divindades e toda essa filosofia de Céu e Terra aplicadas na Idade Média podem ser aplicada apenas na Terra já que nossos deuses estão todos em Brasília (irônia).
   Sempre que houver corrupção e poder num mesmo sistema (Pleonasmo proposital) haverá a aplicação do Neo-Platonismo, ou o que também eu posso chamar de Platonismo decadente. Essa teoria consiste em considerar o mundo inteligível como o mundo dos poderosos que todos nós direta ou indiretamente objetivamos alcançar, e nós, plebeus, somos pertencentes ao mundo sensível, ou seja, sentimos os reflexos daquilo que os políticos fazem, como por exemplo, o preço do salário minimo, etc.
   O conceito de Neo-Platonismo está intimamente ligado a alienação. Platão disse que o belo é quando um objeto no mundo sensível se aproxima do "verdadeiro" objeto no mundo inteligível. Nessa releitura o belo é aquele que a os métodos alienadores dos poderosos nos "convencem" de bonito e decente.
    Esse conceito se aplica nas mais amplas esferas, na região serrana do Rio de Janeiro o que aconteceu foi que o imenso descaso refletiu tragicamente na vida dos moradores da região e por aí vai.
    Espero que uma contra teoria mais condizente com a ideologia democrática e com os ideais de todo cidadão seja lançada para evitar a nossa eterna submissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário